Transtorno Bipolar

Conceito

No passado, o transtorno bipolar era conhecido pelo nome de psicose maníaco-depressiva, uma doença psiquiátrica caracterizada por alternância de períodos de depressão e de hiperexcitabilidade ou mania. Nesta fase, a pessoa apresenta modificações na forma de pensar, agir e sentir e vive num ritmo acelerado, assumindo comportamentos extravagantes como sair comprando compulsivamente tudo o que vê pela frente, ou então investindo em empreendimentos acreditando que renderão lucros vertiginosos, ou envolvendo-se em experiências perigosas sem levar em conta o mal que podem causar.

Sintomas

Diferente do Transtorno Depressivo, existem fases de euforia, chamadas de episódios maníacos que se caracterizam por:

  • Humor eufórico. Sente-se muito bem, com excesso de alegria, mas por vezes pode existir irritação principalmente quando se é contrariado.
  • Aumento de energia. A disposição aumenta, com uma sensação de que é possível fazer de tudo.
  • Idéias de grandiosidade. Passa-se a ter uma sensação de que é dotado de muitas capacidades, surgem idéias para muitas realizações.
  • Pensamento acelerado. Existe uma profusão de idéias e pensamentos fazendo com que a pessoa mude de assunto, fale muito rápido ou até mesmo tenha um discurso confuso.
  • Falta de senso crítico. A pessoa fica mais desinibida, audaciosa e destemida com auto-crítica reduzida sobre o que está fazendo.
  • Agitação. Incapacidade de ficar quieto, como se o corpo estivesse elétrico.
  • Diminuição da necessidade de sono. Dorme-se menos e mesmo assim não existe cansaço durante o dia.
  • Aumento da libido. Existe aumento do desejo sexual.
  • Envolvimento em atividades de risco. Como a crítica está reduzida é comum envolver-se em atividades perigosas, ou mesmo traçar planos financeiros arriscados.

O Tratamento

Sabe-se que os transtornos bipolares estão associados a algumas alterações funcionais do cérebro, que possui áreas fundamentais para o processamento de emoções, motivação e recompensas. É o caso do lobo pré-frontal e da amígdala, uma estrutura central que possibilita o reconhecimento das expressões fisionômicas e das tonalidades da voz. Junto dela, está o hipocampo que é de vital importância para a memória. A proximidade dessas duas áreas explica por que não se perdem as lembranças de grande conteúdo emocional. Por isso, jamais nos esquecemos de acontecimentos que marcaram nossas vidas, como o dia do casamento, do nascimento dos filhos ou do lugar onde estávamos quando o Brasil ganhou o campeonato mundial de futebol.

Outro componente envolvido com os transtornos bipolares é a produção de serotonina no tronco-cerebral (o cérebro arcaico), uma substância imprescindível para o funcionamento harmonioso do cérebro.

O tratamento é feito com medicamentos estabilizadores do humor, que tem objetivo manter um o humor em uma faixa normal.

Leia mais 

 

Dr André Gordilho

Médico Psiquiatra – CRM 12917

O  Dr André Gordilho realiza atendimento ambulatorial no Centro Médico do Hospital da Bahia e no Espaço Holos, onde também é coordenador do serviço de Estimulação Magnética Transcraniana. Médico responsável pelo Holos Dia (hospital Dia) e professor adjunto e coordenador da unidade curricular de saúde mental da faculdade de medicina da UNIFACS.

Anúncios