Doença de Alzheimer

Definição

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência que afeta a memória, o humor e o comportamento da pessoa. Em geral, afeta pessoas com mais de 65 anos. O portador dessa doença tem problemas para lembrar, falar, aprender, fazer julgamentos e planejar. Algumas pessoas sentem-se inquietas e mal humoradas.

A perda de memória associada a essa doença afeta a vida cotidiana. Ela torna difícil:

• Lembrar nomes
  • Recordar as lembranças favoritas
  • Executar tarefas cotidianas
  • Encontrar as palavras certas

Para fazer o diagnóstico da doença de Alzheimer o médico deve ser consultado. Juntamente com uma história clínica e exame do estado mental, podem ser solicitados exames como:

• Amostras de sangue ou urina ou ambos.
  • Testes psicológicos ou de memória para ver o quão bem o cérebro está funcionando.
  • Tomografia computadorizada de crânio.

Tratamento

Existe tratamento disponível para aliviar e diminuir a progressão dos sintomas da doença de Alzheimer. O diagnóstico precoce permite que o tratamento comece logo, quando é mais eficaz.

A doença de Alzheimer piora com o tempo. Os tratamentos atuais não impedem a progressão da doença, mas podem ajudar a retardar, a estabilizar ou até mesmo melhorar a memória e os problemas comportamentais. Podem ajudar a tornar as tarefas diárias mais fáceis de serem realizadas. Podem fazer a pessoa sentir-se mais confortável. Também podem ajudar a tornar a vida dos familiares e os cuidados mais fáceis.

O que se pode fazer?

Atualmente não existe cura para a doença de Alzheimer. Durante os últimos cinco anos, o número de medicamentos criados ou estudados para uso por pessoas com demência, particularmente a doença de Alzheimer, tem aumentado. Esses medicamentos parecem proporcionar alívio sintomático para alguns pacientes. O apoio para as pessoas com a doença de Alzheimer e para sua família pode vir de fontes diferentes (médicas, sociais, institucionais), porém muitas vezes sua disponibilidade é limitada.

Dr André Gordilho

Médico Psiquiatra – CRM 12917

O  Dr André Gordilho realiza atendimento ambulatorial no Centro Médico do Hospital da Bahia e no Espaço Holos, onde também é coordenador do serviço de Estimulação Magnética Transcraniana. Professor adjunto e coordenador da unidade curricular de saúde mental da faculdade de medicina da UNIFACS.

Anúncios