Dependência Química

O que são Drogas?

Drogas são substâncias naturais ou sintéticas que, ao penetrarem no organismo humano sob qualquer forma – ingeridas, injetadas, inaladas ou absorvidas pela pele – entram diretamente na corrente sanguínea e alteram funções do organismo. Assim sendo, não só a maconha ou a cocaína devem ser consideradas como “drogas”, mas o cigarro e as bebidas alcoólicas também, pois contêm substâncias que alteram as funções do organismo, prejudicam a saúde e criam dependência física e psicológica.

As drogas acionam o sistema de recompensa do cérebro, uma área encarregada de receber estímulos de prazer e transmitir essa sensação para o corpo todo. Isso vale para todos os tipos de prazer – temperatura agradável, emoção gratificante, alimentação, sexo – e desempenha função importante para a preservação da espécie.

Evolutivamente o homem criou essa área de recompensa e é nela que as drogas interferem. Por uma espécie de curto circuito, elas provocam uma ilusão química de prazer que induz a pessoa a repetir seu uso compulsivamente. Com a repetição do consumo, perdem o significado todas as fontes naturais de prazer e só interessa aquele imediato propiciado pela droga, mesmo que isso comprometa e ameace a vida do usuário.

A Dependência

Dependência química ou síndrome de dependência é a perda do controle sobre o uso da droga (seja álcool, tabaco, maconha, cocaína, etc), em razão da necessidade psicológica e/ou física da mesma.

A dependência psicológica é a necessidade da droga para atingir o máximo da sensação desejada. A dependência física indica adaptação do organismo ao uso crônico da substância, com o desenvolvimento de sintomas quando a droga não é usada.

Estes sintomas, usualmente opostos àqueles causados pela droga, indicam que está ocorrendo síndrome de abstinência, a qual, pelo desconforto ocasionado, leva o dependente a retomar o consumo da  substância que foi descontinuada. A procura pela droga passa a ser impositiva.

O dependente químico tem noção da compulsão, mas é capaz de qualquer coisa, mesmo ilegal, para obter a substância.

Causas da dependência

A Ciência tem pesquisado exaustivamente sobre as causas que levam as pessoas a se tornarem dependentes químicos de drogas (álcool, cigarro, cocaína, maconha, etc).

O que leva basicamente a pessoa a se drogar?

  • Existem pessoas que já trazem em si uma tendência ao uso de drogas. Estas pessoas são classificadas pela medicina como personalidades toxicófilas.
  • Existe também a questão da imaturidade da personalidade.
  • Agora a grande razão também para o consumo é a ociosidade.
  • A imitação também é uma outra grande causa.

 

Dr André Gordilho

Médico Psiquiatra – CRM 12917

O  Dr André Gordilho realiza atendimento ambulatorial no Centro Médico do Hospital da Bahia e no Espaço Holos, onde também é coordenador do serviço de Estimulação Magnética Transcraniana. Médico responsável pelo Holos Dia (hospital Dia) e professor adjunto e coordenador da unidade curricular de saúde mental da faculdade de medicina da UNIFACS.

Anúncios