Holiste

O Hospital Dia é mais um eficiente recurso terapêutico da psiquiatria moderna. É indicado para pacientes que não possuem critérios de internação integral, mas que enfrentam dificuldades de adaptação social e familiar e necessitam de cuidados mais intensivos do que os oferecidos no atendimento ambulatorial.

Como um instrumento de assistência diária, o Holos Dia desenvolve atividades de convívio e terapia durante a manhã e a tarde; à noite, o paciente volta para casa. A frequência pode ser diária ou somente em alguns dias por semana, sendo que o paciente também pode desenvolver as atividades em apenas um período (manhã ou tarde). No Holos Dia os pacientes são supervisionados por uma equipe especializada em saúde mental e recebem alimentação, medicação, assistência de enfermagem, assistência médica e psicoterápica. São realizados grupos e oficinas terapêuticas diversas, que são dispositivos coletivos de tratamento para o desenvolvimento das habilidades de convívio social. Cada paciente possui um plano terapêutico personalizado, tendo acesso também a consultas psiquiátricas.

As famílias também são assistidas através de grupos terapêuticos exclusivos para elas, uma vez que sua participação é fundamental para o sucesso do tratamento. Como a reinserção social é um dos grandes objetivos deste trabalho, além das atividades em grupo e com a família, passeios externos supervisionados complementam o programa, auxiliando os pacientes a retomarem sua autonomia e orientando-os a lidar com as situações do dia-a-dia.

O objetivo é que, ao final do tratamento, o paciente seja capaz de planejar e administrar sua vida cotidiana, manejando as regras sociais e outros aspectos subjetivos e cognitivos que influenciam diretamente no convívio social.

Dr. André Gordilho é o Médico Responsável pelo Holos Dia, onde realiza o acompanhamento psiquiátrico dos pacientes internados.

holos-dia-4

Fonte – Holiste

holos-dia-2

Fonte – Holiste

holos-dia-1

Fonte – Holiste

Dr André Gordilho

Médico Psiquiatra – CRM 12917

O  Dr André Gordilho realiza atendimento ambulatorial no Centro Médico do Hospital da Bahia e na Holiste, onde também é coordenador do serviço de Estimulação Magnética Transcraniana. Médico responsável pelo Holos Dia (hospital Dia) e professor adjunto e coordenador da unidade curricular de saúde mental da faculdade de medicina da UNIFACS.

Anúncios