Médicos e depressão: sofrendo em silêncio

Muitos médicos deprimidos não buscam ajuda

Médicos também ficam tristes, como qualquer pessoa. Então, como eles devem lidar quando dias tristes viram semanas ou até meses? Existem fatores específicos que levam os médicos à depressão? Eles são diferentes da população em geral na forma com que respondem à depressão? Quais tratamentos buscam ou evitam?

Aqui está o que muitos médicos depressivos fazem: nada. Ou tentam alternativas que não ajudam.

Continuar lendo

Anúncios

Mesmo sono “quase ideal” está associado a maior risco de sintomas de depressão e ansiedade

BOSTON — Embora pesquisas anteriores tenham mostrado uma associação entre disfunção grave do sono e sintomas psicológicos, uma nova pesquisa sugere que mesmo uma quantidade “quase ideal” de sono pode ter efeito adverso.

Avaliando dados de uma pesquisa nacional por telefone com mais de 20.000 participantes adultos, os pesquisadores observaram que cada hora de sono adicional foi significativamente associada a um risco menor de sintomas de depressão, desesperança, nervosismo, e sensação de inquietação ou agitação.

 

Continuar lendo

Depressão e o Ambiente de Trabalho | Palestra com Dr. Gordilho

O Tribunal de Contas do Estado trouxe a Depressão como tema do seu Programa de Saúde e Bem-Estar, em palestra ministrada por Dr. André Gordilho, psiquiatra da Holiste.

Uma das maiores causas de afastamento do trabalho do mundo, a depressão é um tema cada vez mais abordado nos programa de saúde das empresas, sejam elas públicas ou privadas. O problema é tão sério que este ano a Organização Mundial de Saúde – OMS elegeu a Depressão como tema do Dia Mundial da Saúde, realizando uma forte campanha de conscientização e prevenção do transtorno. Com a palestra “Depressão e Tristeza – como diferenciar?”, o psiquiatra André Gordilho esclareceu pontos importantes aos colaboradores do TCE Bahia.

Continuar lendo

Ciclo de palestas Holiste

TRISTE OU DEPRIMIDO

O termo depressão muitas vezes é mal utilizado no nosso dia-a-dia, como se fosse um sinônimo de tristeza. Confundir tristeza com depressão é muito comum e não traz graves consequências. O problema é quando a pessoa acha que está triste e, na verdade, está deprimida. Nesse caso, além de gerar sofrimento, pode colocar a saúde em risco.

Para esclarecer o assunto, o psiquiatra André Gordilho irá discutir o tema “TRISTEZA E DEPRESSÃO: COMO DIFERENCIAR?”.
Continuar lendo

“A propaganda de produtos para saúde veiculada na internet pode ser mais sórdida.”

Leia um artigo de opinião do Dr Raymundo Paraná que foi veiculado no Jornal A Tarde.

82cc04b1-0c7c-45ff-87b7-66b081052ee2-1

16 coisas que ninguém te conta sobre tomar antidepressivos

“Pedir ajuda quando você acha que não consegue seguir adiante é uma das maiores demonstrações de força que você pode fazer.”publicado 10 de Fevereiro de 2016, 5:27 p.m.

Nós pedimos aos membros do BuzzFeed Community para nos contar as falsas crenças mais incômodas que as pessoas têm sobre antidepressivos. Aqui está o que eles querem que você saiba.

Continuar lendo