Atendimento

Psiquiatria

A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer “arte de curar a alma”. É uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças mentais em humanos, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, tais como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia e transtornos de ansiedade. A meta principal é o alívio do sofrimento psíquico e o bem-estar psíquico.

Consulta Psiquiátrica

A avaliação psiquiátrica envolve o exame do estado mental ou exame psíquico e a história clínica. Testes psicológicos, neurológicos e exames de imagem podem ser utilizados na avaliação, assim como exames físicos. Nestas consultas geralmente o psiquiatra entrevista o paciente para atualizar sua avaliação do estado mental, revê a terapêutica e pode realizar abordagem psicoterápica. A frequência com que o médico marca as consultas varia de acordo com a severidade e tipo de cada doença.

Assistência Psiquiátrica

Pacientes psiquiátricos podem ser seguidos em internamento ou em regime ambulatorial. A meta principal é o alívio do sofrimento psíquico e o bem-estar psíquico. Para isso, é necessária uma avaliação completa do doente, com perspectivas biológica, psicológica, sociológica e outras áreas afins. Uma doença ou problema psíquico pode ser tratado através de medicamentos ou várias formas de psicoterapia.

Acompanhamento de pacientes em internações psiquiátricas

Existem 3 formas de internamento psiquiátrico, o voluntário (por força de vontade do paciente), o involuntário (contra a  do força do paciente mas por vontade da família) e o compulsório (por determinação da justiça). Quando internados os pacientes são avaliados, monitorados e medicados por uma equipe multidisciplinar, que inclui enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, médicos e outros profissionais de saúde.

Estimulação Magnética Transcraniana

A Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva (também conhecida como EMTr) é uma nova técnica para o tratamento de doenças psiquiátricas. O objetivo da EMTr é estimular áreas específicas do cérebro, relacionadas à depressão e outras doenças. A estimulação é feita por meio de pulsos magnéticos gerados por um equipamento desenvolvido para esta técnica. A Estimulação Magnética é um tratamento capaz de gerar mudanças controladas nos neurônios (células do sistema nervoso responsáveis pela condução do impulso nervoso) de regiões específicas do cérebro, ativando-os ou inibindo-os, de acordo com o objetivo terapêutico. Leia mais.

Holos Dia

É indicado para pacientes que não possuem critérios de internação integral, mas que enfrentam dificuldades de adaptação social e familiar e necessitam de cuidados mais intensivos do que os oferecidos no atendimento ambulatorial.

Como um instrumento de assistência diária, o Holos Dia desenvolve atividades de convívio e terapia durante a manhã e a tarde; à noite, o paciente volta para casa. A frequência pode ser diária ou somente em alguns dias por semana, sendo que o paciente também pode desenvolver as atividades em apenas um período (manhã ou tarde).

 

Dr André Gordilho

Médico Psiquiatra – CRM 12917

O  Dr André Gordilho realiza atendimento ambulatorial no Centro Médico do Hospital da Bahia e no Espaço Holos, onde também é coordenador do serviço de Estimulação Magnética Transcraniana. Médico responsável pelo Holos Dia (hospital Dia) e professor adjunto e coordenador da unidade curricular de saúde mental da faculdade de medicina da UNIFACS.

Anúncios